O conceito da tecnologia Blockchain veio à luz em 2009  ela foi introduzida para armazenar e enviar a primeira cripto-moeda conhecida como Bitcoin. Porém, mais tarde, esta tecnologia abriu seu caminho em todo o mundo, e as pessoas começaram a usá-la de maneiras e em  indústrias diferentes. Uma dessas maneiras é o incremento da segurança cibernética.

A Blockchain é uma rede distribuída que pode ter milhões de usuários em todo o mundo. Cada usuário pode adicionar informações à Blockchain e todos os dados na Blockchain são protegidos por criptografia. Outro membro da rede é responsável por verificar se os dados inseridos na blockchain são reais ou não. Isso é feito usando um sistema de três chaves, ou seja, a pública, privada e a chave do receptor, que permite aos membros verificar a exatidão dos dados e também confirmar de onde eles vêm.

Além disso, os usuários da blockchain também são capazes de armazenar todos os dados em sua rede em seu computador. Isso resulta em duas coisas. Em primeiro lugar, eles podem ganhar mais dinheiro por dar seu espaço extra de armazenamento e, em segundo lugar, eles asseguram que a cadeia não entrará em colapso. Como por exemplo, se um hacker tentar adulterar um bloco, o sistema inteiro analisará cada bloco de dados para descobrir que um bloco é diferente do resto. Se o sistema detectar tal bloco, ele só o exclui da cadeia e o identifica como falso.

A tecnologia Blockchain é projetada de forma que não haja um local de armazenamento primário. Cada usuário presente na rede desempenha um papel essencial no armazenamento de parte ou de toda a blockchain. Todos são os únicos responsáveis pela verificação dos dados que são armazenados ou compartilhados para garantir que os dados falsos não possam ser adicionados e que nenhum dos dados existentes possa ser removido.

Voltando ao tópico principal, compilamos este artigo para nossos leitores, que certamente responderá suas perguntas. Vamos continuar lendo!

Maneiras através das quais a tecnologia Blockchain pode incrementar a Cybersecurity

Hoje em dia, a tecnologia Blockchain é, sem dúvida, a invenção mais importante na era da informação. Ela tem uma excelente capacidade e poder para resolver problemas, basicamente ineficiências em vários sistemas de processamento de informações, tais como serviços de caução, contratos  e rastreabilidade da cadeia de fornecimento (supply chain).

A tecnologia blockchain ainda está em sua fase inicial, particularmente quando se trata de seu papel na indústria da cibersegurança. As empresas de todos os setores estão tirando proveito dos benefícios percebidos do fenômeno da blockchain e outras também estão procurando adotar suas versões de blockchain e criptomoeda.

Aqui estão algumas maneiras como a blockchain está ajudando a impulsionar a segurança cibernética nesta era de evolução da tecnologia.

1.   Proteção DDoS

Um ataque DDoS é um ataque em que vários sistemas computadorizados comprometidos atacam um alvo, como um servidor, website, ou alguns recursos de rede, e causam uma negação de serviço para os usuários do sistema atingido. O ataque é classificado como uma das ameaças de segurança mais problemáticas que podem facilmente comprometer os negócios. Os atacantes podem usar várias maneiras de iniciar um ataque, particularmente enviando toneladas de requisições indesejáveis para um site, aumentando o tráfego para o site que não consegue mais atender às solicitações. O ataque continua até que o site fique indisponível com solicitações indesejadas. Os ataques DDoS têm ocorrido a um ritmo cada vez mais rápido e estão afetando empresas mais proeminentes como a SoundCloud, Spotify e Twitter.

Ao implementar a tecnologia blockchain, o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) se torna totalmente descentralizado e distribui o conteúdo para um grande número de nós e torna impossível o ataque de hackers. Entretanto, os direitos de edição de domínio são concedidos somente àqueles que os possuem e nenhuma outra pessoa pode fazer mudanças. Isto reduz os riscos de acesso ou alteração de dados por partes não autorizadas. Ao utilizar esta tecnologia avançada, um sistema também pode garantir que ele se torne invulnerável aos hackers, a menos que cada nó seja eliminado simultaneamente.

2.   Proteção contra fraudes e roubo de identidade

O roubo de identidade está se tornando um problema grave atualmente. Os ciber-criminosos estão usando esta identidade para cometer crimes, mas com a incorporação da tecnologia blockchain, esta prática pode ser evitada.

Dentro do ambiente descentralizado, as atividades e as transações serão acessadas a partir de seu dispositivo, utilizando a aplicação de Identidade Descentralizada. Ao fazer isso, cada transação completada será mantida em registro e todos terão acesso para aprová-la ou desaprová-la. Se houver desaprovação, a transação não será legal e aceitável.

3.   Como provar a validade das atualizações e downloads de software

Cavalos de Tróia, worms e vírus que invadem os computadores aparecem em diferentes formas. Está cada dia mais difícil identificar um arquivo malicioso e com isso não ter a máquina infectada vem se tornando um desafio diário para usuários menos experientes. Nos últimos tempos, os ransonware e malwares também são mascarados como aplicações legítimas. A Blockchain entra em cena para alocar hashes exclusivos para atualizações e downloads. Isso torna muito mais fácil para os usuários avaliarem a autenticidade e segurança de um download pretendido com a versão do desenvolvedor. Isto reduz significativamente as chances de infectar seu sistema com vírus que estão bem mascarados.

4.   Segurança de IoT

A Internet das Coisas (IoT) está criando novas oportunidades e está proporcionando um benefício competitivo para as empresas em mercados novos e já existentes. Ela rastreia tudo – não apenas os dados, mas também como, quando, onde e por que você os coleta. As tecnologias que resultaram na IoT não estão mudando apenas a Internet, mas mudando as coisas conectadas à Internet. Isto inclui os dispositivos e gateways na borda da rede que agora são capazes de solicitar um serviço sem interferência humana em certos níveis.

Mas a questão sobre os perigos e possíveis riscos de implantar a IoT em todos os aspectos surgiu imediatamente. Com os hackers se tornando melhores no hacking, eles estão frequentemente ganhando acesso aos sistemas explorando a fraqueza dos dispositivos de borda. A blockchain pode ser usada para proteger sistemas e métodos contra ataques. A tecnologia Blockchain pode proteger as trocas de dados que acontecem entre os dispositivos IoT. Além disso, também pode ser usada para obter transmissões de dados seguras em tempo real e garantir a comunicação oportuna entre dispositivos localizados a quilômetros de distância.

5.   Incorporação de segurança em aplicativos de mensagens privadas

Com as ferramentas de troca de mensagens instantâneas se tornando cada vez mais populares, muitos metadados estão sendo obtidos dos clientes durante as trocas de mensagem nas mídias sociais. Enquanto vários sistemas de mensagens estão usando criptografia de ponta a ponta, outros estão começando a usar blockchain para manter essas informações seguras e protegidas.

Atualmente, a maioria dos aplicativos de mensagens carece de um conjunto padrão de protocolos de segurança junto com uma  API framework unificada para permitir comunicações entre mensageiros. Os ecossistemas emergentes de comunicação segura em blockchain  enfrentam esta questão e trabalham para a criação de uma interface unificada. A tecnologia Blockchain é uma excelente solução para isso, pois protege todas as trocas de dados e permite a conectividade entre diferentes plataformas de mensagens, redes mais novas como Bitcoin Cash prometem transmitir muito mais informações por bloco, nos aproximando de um sistema de comunicação descentralizada.

Conclusão

De toda a discussão acima, fica claro que nenhuma indústria está a salvo das garras dos hackers. Como não há nenhum método infalível para conte-los, a tecnologia blockchain veio como um alento e depois de percorrer  um longo caminho para evitar que os dados chegassem às mãos erradas. Esperamos que, ao entender cuidadosamente os pontos acima mencionados,  sejamos bem sucedidos na missão de aumentar a segurança cibernética dos nossos ativos com a ajuda da tecnologia blockchain.

Traduzido livremente por: d801a58d65eaf0fc49bbd789d5ba1d7645f108ae74f5c749c46e3016

from: How Can Blockchain Technology Be Used To Boost Cybersecurity? | Analytics Insight

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s