Os ativos são um componente chave de qualquer solução blockchain. Os ativos são simplesmente os itens que estamos mantendo em registros, os itens que ‘importam’ no contexto de uma determinada solução ou caso prático. Os ativos podem ser definidos como qualquer coisa que exija um registro de propriedade. Isto pode ser monetário, não monetário, ou apenas informativo, como registros de saúde, ingressos para um evento, um título de automóvel, ou uma patente.


Blockchain começou como um sistema de registro para documentar a transferência de “tokens” ou “moedas” digitais, tais como Bitcoin e outras criptomoedas. Essas moedas e tokens exigiam uma forma de manter um registro da propriedade. A partir da necessidade de criar um registro de propriedade digital, nasceu a Blockchain. Em muitos aspectos, a blockchain procura complementar a internet de informações que conhecemos hoje com a internet de valor que estamos projetando para o futuro.


Blockchains são importantes porque oferecem uma forma protegida e segura para que as pessoas façam qualquer tipo de transação sem ter que confiar na outra parte. Este conceito em blockchain é conhecido como “trustlessness” – desde que cada participante, em uma transação possa confiar na precisão e integridade do livro-razão que existe, nenhuma exigência adicional de confiança se faz necessário entre eles.


Blockchains fornecem um livro-razão digital imutável que é amplamente distribuído e validado pelos membros. É criticamente importante observar que uma Blockchain não requer moeda para funcionar corretamente e a maioria das aplicações blockchain no âmbito dos negócios não exige nenhum tipo de dinheiro, moeda ou token especial.


Blockchain também pode ser usado como um sistema de rastreamento de eventos onde os “anúncios” marcam a ocorrência de eventos significativos e esses eventos podem ser tornados acionáveis através do uso de smart contracts/Chaincode (software programado para responder a certos tipos desses eventos).


Usando Smart Contracts/Chaincode para lidar com eventos significativos, Blockchain também pode ser uma plataforma de workflow /plataforma de gestão de processos / automção de processos de negócios.

Este artigo faz parte do Guia Fundamentos de Negócios em Blockchain.

#cap1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s