Finanças descentralizadas, também conhecidas como DeFi, utilizam criptomoedas e tecnologia blockchain para gerenciar as transações financeiras.


Hoje, quase todos os aspectos bancários, empréstimos e negociação são gerenciados por sistemas centralizados, operados por órgãos governamentais e por depositários. Os consumidores precisam lidar com um bando de intermediários financeiros para ter acesso a tudo, desde financiamento de automóveis e hipotecas até a negociação de ações e títulos.


Defi desafia este sistema financeiro centralizado, desarmando intermediários e depositários, dando poder às pessoas comuns através de exchanges peer-to-peer (P2P)


DeFi é impulsionado por aplicativos descentralizados chamados “dapps”, ou outros programas chamados “protocolos”. Aqui estão algumas das formas como “dapps” ou “protocolos” já estão sendo usados:

  1. Transações financeiras tradicionais: pagamentos, títulos, seguros, empréstimos, empréstimos.
  2. Exchanges descentralizadas (DEXs): compra e venda de criptomoedas que permitem que transações diretas de criptomoedas sejam realizadas on-line e com segurança, sem a necessidade de um intermediário.
  3. e-wallets: carteiras digitais que permitem que uma parte faça transações eletrônicas com outra parte trocando unidades monetárias digitais.
  4. Stable Coins: criptomoedas que são respaldadas por moedas reais, como o dólar americano.
  5. Non-fungible tokens (NFTs): uma unidade de dados em um livro razão digital chamada blockchain, onde cada NFT pode representar um item digital único e, portanto, não são intercambiáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s